http://www.delicias1001.com.br/
Desde criança em casa todos somos fãs de comida árabe (ou seria síria?). Sei lá!
E charutinho de repolho da tia Nenê é disparado um dos pratos mais elogiados por aqui. Ela aprendeu com uma tia casada com um autêntico libanês (opa, mudou o país?) e, depois de muito tentar agendar com ela, finalmente chegou o grande dia de eu aprender o como-se-faz.
Em detalhes, fotografei o passo a passo e agora todos os mistérios foram desvendados (ufa!)
Para 1 receita bem servida (6 pessoas), precisamos de 1 repolho médio.
Minha tia mostrou que devemos cortar a base do caule de cada folha do repolho para soltá-la. Caso esteja presa, devemos afundar todo o repolho numa bacia com água fervente assim a folha se solta. Todo cuidado para que não a rasgue é pouco...
Então, cada folha deve ser dividida em pequenos triângulos, como na foto acima.
Depois mergulhamos todas os pedaços de repolho em uma panela com água fervente por poucos minutos, apenas para amaciar.
Enquanto isso, preparamos o recheio com 150g de carne moída de primeira, 3 tomates inteiros picadinhos, 1 cebola pequena picada, 1 ½ xícara de arroz cru, cheiro verde, ½ colher de sal, azeite, 1 pitada de pimenta síria e 2 dentes de alho picados
Agora muita atenção no jeito de enrolar cada charutinho: uma pequena porção de recheio deve ser posicionado na base do triângulo e as laterais devem ser fechadas para depois enrolar bem apertadinho.
Cada charutinho deve ser colocado dentro de uma panela larga, com um fio de óleo por debaixo. Um charutinho bem pertinho do outro, assim eles não desenrolam e um segura o outro.
Para finalizar, ela ensinou que os talos retirados devem ser colocados por cima de tudo, fechando como numa tampa. Alguns dentes de alho inteiros foram posicionados nas laterais da panela.
Ela dissolveu 2 tabletes de caldo de legumes (ou de galinha) em 2 xícaras de água fervente com outra pitada de pimenta síria.
Jogou sobre os charutinhos e completou com mais água até sua altura total. Não cobre totalmente de água não!
Colocou um prato raso invertido por cima e ligou o fogo alto para que cozinhasse. Isso levou uns 20 minutos.
Fechamos a panela com sua tampa e esperamos que descansasse por algum tempo antes de servir.
Servimos com coalhada seca e gotas de limão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário