quinta-feira, 14 de março de 2013

Pastel da Vó (na mídia) - cooking

conteúdo do..www.delicias1001.com.br




Assim foi minha participação no Jornal do Meio desta semana: o famoso pastel da minha vó!
Tenho sempre na lembrança o carinho e amor com que minhas avós transmitiam sua sabedoria para a família. Suas mãos habilidosas preparavam delícias que ainda marcam a memória de todos! Pois para mim foi e é assim. Hoje trago uma receita da vó Jandyra, avó materna, uma cozinheira de primeira, com suas comidas inesquecíveis. Muitas de suas receitas eram de olho, não tinham muita medida, ia colocando um pouquinho disso um tantinho daquilo, fazendo com que todos nós da família nos sentíssemos tão bem vindos quanto seus convidados.
Lembrando um pouco os tempos de criança, a vó Jandyra preparava sempre, sem 'titubear', pastéis para o lanche da família. Os 5 filhos, nora, genros e netos tinham o hábito de "bater o ponto" na casa dela todo final de tarde. E ela, sempre tão solícita, oferecia algo para comer como os famosos pastéis; todos nós nos esbaldávamos de tanto comer.
Receita barata, fácil e deliciosa!
Comprar massa de pastel fora, na pastelaria? ‘Never more’!

foto cedida por http://yudicerandol.blogspot.com.br



Comecei preparando o recheio, que deve esfriar antes da montagem dos pastéis. Fiz assim: Refoguei em 2 colheres de óleo 250g de carne moída de primeira sem tempero algum. Depois de bem soltinha, acrescentei ½ cebola ralada, 1 dentinho de alho amassado, sal e pimenta do reino e fritei mais um pouco. Juntei cheiro verde picadinho e 1 ovo cozido e misturei bem. Reservei.
Para a massa caseira, amassei 2 xícaras de trigo com 1 ovo, 1 colher (sopa) de óleo , 1 colher de pinga (aguardente, cachaça, cana, bagaceira, 51, mé -> qualquer um serve) e ½ xícara de salmora (água com sal) quente. Se precisar, coloque um pouquinho a mais trigo, até a massa se soltar das mãos. A massa fica bem lisinha e elástica.
Passei no cilindro devagar, em pedaços, até afinar bem.
Recheei com uma porção de carne e dei meu toque com uma colherada de requeijão cremoso. Cortei com a carretilha, como dita o costume.
Fritei em óleo quente e parti pro abraço.
Quanta saudade! Como é bom relembrar!!!
Rendimento: 50 pasteizinhos (pequenos) prá lá de gostosos...

Um comentário:

  1. Olá,
    que saudades, aqui tínhamos carreiras no final de tarde e tinha umas senhora que faziam pastel. Minha mãe fazia a massa, hoje só compramos. Anotei e vou fazer, o problema que não tenho a maquina para espichar a massa. O tempo bom, comer comidas 10% caseira.
    Bjos e tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir