quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Como fazer cupcake toppers para decorar sua festa


Cupcake toppers para decorar sua festa

Materiais para fazer um topper para o cupcakeUse furadores para cortar as figuras

Material sugerido: papéis coloridos, de preferência com gramatura mais alta, 120g ou superior, liso ou texturizado, você poderá encontrá-los com o nome de Cardstock. Tesoura para cortes básicos da folha, moldes ou furadores de 1,5″ e 2″ (polegadas) em formatos que se encaixem. O que tem borda trabalhada chama-se “escalope”.

Usaremos cola, que pode ser substituída por fita dupla face, fica à critério; fita-banana (dupla face espumada), palito de dentes ou mexedor para cafezinho, fitas para decorar, e se desejar, adesivos, botões ou strass.
Na linha de papéis para scrapbooking encontramos várias folhas estampadas com desenhos num tamanho bom para serem retiradas com o furador.
Retirei as figuras da folha usando o furador de círculo de 1,5″ Abri o reservatório do furador para uma melhor visualização. Pra que você consiga furar centralizando o desenho e sem perda de papel, basta usar o furador ao contrário.
Depois de posicionar o papel na abertura do corte, basta pressionar com firmeza usando as duas mãos. Dessa forma você controla o corte com visualização do processo o tempo todo, evitando cortes errados, que estraguem a gravura.
Caso não tenha destes furadores, use moldes e recorte com tesoura ou estilete.

Corte várias figuras para os toppers  Recorte a base dos toppers

Aqui estão os recortes já prontos com o furador de 1,5″ prontinhos para usarmos, viram como é simples? E tem a praticidade, rapidez e vantagem do corte ficar perfeito. 

Agora vamos fazer o mesmo com o furador escalope de 2″, ele é um pouco maior justamente pra que fique essa sobra de borda, fazendo o acabamento, formando o medalhão, que pode ser usado com gravuras, iniciais do nome, etc…
Podemos usá-lo para decorar pães de mel, alfajores, tampas de caixas, vidros de geléia, selar envelopes e convites, entre inúmeras outras possibilidades.
Escolhi algumas cores de Cardstock e fiz a mesma coisa do passo anterior. Escolhi as cores já combinando com os recortes que eu tinha feito das gravuras.
 Cole a base na figura recortada Recorte pedacinhos de fita banana
Agora vamos começar a montagem, que é também muito simples. Cole a figura bem centralizada no escalope colorido, você pode usar cola ou se preferir, a fita dupla face. 
Estique um pedaço de fita-banana na base de corte, se você não tiver a base, use um pedaço de vidro. Com o estilete corte quadrados médios e cole atrás do papel colorido da figura.
Normalmente usamos palitos para prender o topper nos cupcakes ou docinhos, se você precisar de um topper mais alto, use palitos de churrasco, ou mexedores de cafezinho, que são de plástico transparente
Afine a ponta do palito Observem como fica a ponta do palito
Se usar palitos, um truque que eu uso nas minhas peças é afinar um pouco a ponta que será encaixada atrás do medalhão. Pra isso uso o estilete, isso evita que ele fique levantando, pra frente, ou querendo descola
Veja no detalhe como o palito deve ficar pra um acabamento melhor. Mais fino, ele encaixa perfeitamente.
Espete o palito na fita-banana, por dentro da espuminha, até que você sinta que está firme. 
Espete o palito na fita banana Recorte o papel do acabamento
Para fazer o acabamento da parte de trás, utilize o furador de círculo de 1,5″ Recorte círculos na mesma cor do papel usado para o escalope, ou em cores coordenadas. Cole com cuidado, apertando bem
Cole o acabamento sobre o palito  Confira como combinar as cores
Ele ficará assim, com um acabamento perfeito na parte de trás.

Aqui todos juntos com as várias combinações. Fica um verso bonito e bem apresentável, com bom acabamento e sem o palito ou fitas à mostra.
Fiz várias combinações alegres e coloridas,  utilizando corujas e cupcakes. 
Vejam os cupcake toppers quase prontos
Podemos dizer que nosso projeto está pronto, mas como sempre, eu gosto de oferecer sugestões e ideias que vão um pouco além. 
Coloque uma pequena fitinha para enfeitar
Para dar um detalhe a mais, utilizei fitas de cetim em cores diversas amarradas nos palitos, deixando os enfeites mais coloridos, com um ar alegre de festa.
Com alguns papéis, cola, fita-banana, você tem inúmeras possibilidades de criar, basta adaptar as cores e temas e vocês pode fazer toppers ou medalhões para qualquer ocasião e motivo.
Podem ser usados não apenas em festas infantis, veja como mudando os papéis e usando outros complementos você pode ter peças com ar elegante e adulto.
Toppers com um toque romântico
Exatamente a mesma técnica, apenas mudei o formato dos furadores, ao invés de círculos, corações. Também no mesmo tamanho e proporção, 1,5″ e 2″, utilizando essa combinação de cores que é sempre elegante.
Detalhes dos toppers de coração
Além das peças, você pode usar detalhes como adesivos prontos, flores de furador, pérolas, strass, botões e fitas.
Dica: se você não encontrar papéis decorados nos temas que precisa, você pode montar seu próprio papel em editores de imagens, imprimir e recortar da mesma forma, usando os furadores. Adapte a técnica às suas necessidades, vamos colocar a criatividade pra funcionar a nosso favor.
 
Simples de fazer, pouco investimento em ferramentas e inúmeras opções de decoração e personalização de festas e eventos, e até mesmo de finalização em projetos artesanais como scrap decor e decoração de embalagens.
 



 Tays Rocha, professora de scrapbookingSou Tays Rocha, colunista de Scrapbooking para a Vila do Artesão.

3 comentários: