quarta-feira, 4 de julho de 2012

Tortilha de Seitan - cooking



Tortilha de Seitan (Vegetariana)

  • 1 Cebola pequena
  • 1 dente de Alho
  • 2 Cenouras
  • 2 Batatas pequenas
  • "Enchido" de Seitan 
  • 3 Ovos
  • 1 colher de chá de Manjerona
  • Azeite q.b,
  • Sal q.b.


Preparação:

Numa frigideira saltear ligeiramente a cebola e o alho em 2 colheres de sopa de azeite, de seguida adicionar o seitan e deixar cozinhar durante alguns minutos. Seguidamente juntar a cenoura e deixar cozer durante cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quanto. 
Passando esses minutos juntar as batatas, o sal, e mais 2 colheres de sopa de azeite. Mexer muito bem e deixar cozinhar em lume baixo, mexendo ocasionalmente, até as batatas estarem bem cozidas. Atenção para não ficarem fritas, apenas cozidas.
Numa taça bater os ovos com mais um pouco de sal e a manjerona. Quando as batatas estiverem cozidas adiciona-las a esta mistura mexendo muito bem e rapidamente para evitar que o ovo coza. 
Deitar a mistura na frigideira e deixar cozer tapado cerca de 5 minutos de cada lado, ou até estar cozido no centro, que é a ultima parte a ficar cozida. Para virar podem utilizar um prato ou uma tampa de uma panela.
Servir quente, com uma salada por exemplo...

DEFINIÇÃO CONTIDA NO http://pt.wikipedia.org

O seitan (japonês: セイタン), carne de glúten ou simplesmente glúten, como por vezes também é designado devido ao nome da proteína do cereal, é um alimento derivado de uma proteína de trigo chamada glúten. É um alimento da Antiguidade, tal como o tofu. Não está claro se a receita provém da Índia ou da China.
Este é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.
O seitan é produzido a partir da preparação da farinha de trigo.
Faz-se primeiro uma massa, como para o pão. Esta é depois lavada, num passador, com água corrente. Neste processo perde as gorduras e os hidratos de carbono.
A massa lavada é então cozinhada com molho de soja (shoyu ou tamari) e ganha assim uma consistência dura. Fica um preparado fibroso, que deve ser bem cortado em fatias. É um produto rico em fibras e minerais.
Encontra-se à venda em lojas de produtos naturais. Geralmente o seu período de validade é de 2-3 semanas, no entanto pode congelar-se.

 Preparação caseira

Existem duas alternativas para preparar seitan caseiro: usando farinha de trigo integral ou usando farinha de glúten. A primeira farinha encontra-se em qualquer supermercado e é mais barata, mas o preço final do seitan é mais elevado. A segunda tem a vantagem de poupar muito tempo na preparação, de haver menos desperdícios (de farinha e água) e de tornar a sua confecção mais simples, mesmo para os menos experientes na cozinha

Um comentário:

  1. Assim vou engordar,hahahaha
    tenho feito quase todas tuas receitas todo dia de manhã tenho que ver o que vamos fazer para o almoço. O que é Seitan? A mangerona minha mãe usava muito. Vou fazer esta torta.
    Bjos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir