domingo, 15 de julho de 2012

Tarte Tatin, torta de maçãs invertida - COOKING



Comecei a delícia forrando uma forma redonda com duas folhas de papel alumínio. Espalhei dentro 1 xícara de açúcar e ¼ xícara de manteiga sem sal derretida.
Descasquei 8 maçãs, tirei as sementes, cortei cada uma em quatro partes e coloquei numa tigela funda com água e suco de limão, para que não escurecesse. Arrumei os pedaços de maçãs dentro da forma bem apertadinhas em escamas, preenchendo toda a superfície. Se necessário, use mais maçãs, tudo tem que ficar bem juntinho. Assim, ao assar, elas encolherão e não perderão a forma. Polvilhei canela em pó e levei ao forno 200ºC por 45 minutos.
Enquanto isso, preparei a massa juntando:
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos (margarina não)
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 a 3 colheres (sopa) de água gelada
Agreguei tudo muito bem, não sovando a massa. Caso sobrem pedacinhos mínimos de manteiga, tudo bem. Isso fará com que a massa fique bem crocante. Reservei a massa na geladeira enquanto as maçãs assavam.
Abri a massa num formato arredondado, um pouco maior que a forma. 

Dica: Se você preferir, pode-se substituir a massa por massa folhada comprada pronta.
Após o tempo das maçãs, retirei a forma do forno e a cobri com a massa, empurrando e ajeitando as beiradas por dentro da forma, como se estivesse arrumando uma cama. Furei bem toda a massa com um garfo para que ela não exploda ao assar.
Voltei ao forno para que a massa ficasse dourada, por uns 25 minutos.
Desenformei com cuidado e servi a tarte tatin ainda quente, como reza o costume.
Pode ser servida com creme chantilly, creme azedo ou sorvete de creme, mas eu optei por um creme de maçãs que preparei com as cascas das maçãs (não suporto a ideia em jogar fora ingredientes que ainda estão 'vivos').


Para o creme de maçãs fiz assim:
Coloquei todas as cascas e miolos das maçãs mais 3 cravos e 1 pedacinho de canela em pau numa panela com água suficiente para cobrir tudo. Fervi lentamente em fogo baixo, panela tampada.
Após ter reduzido o caldo à metade, bati tudo num mixer, passei numa peneira e voltei o creme de maçãs à panela com 3 colheres de açúcar, ¼ xícara de cachaça e ½ xícara de creme de leite fresco. Deixei ferver até que engrossasse bem.
Servi com a tarte tatin... Tudo quente!


A pesquisa mostra que a Tarte Tatin foi criada por acidente no Hotel Tatin na França, cerca de 160 km ao sul de Paris, na década de 1880. Há histórias conflitantes sobre a torta de origem, mas o mais comum é que Stephanie Tatin, que fez a maior parte da cozinha, estava com excesso de trabalho num dia. Ela começou a fazer uma torta de maçã tradicional, mas deixou as maçãs para cozinhar em manteiga e o açúcar por muito tempo. Cheirando queimado, tentou resgatar o prato, colocando a base de pastelaria no topo da panela de maçãs, rapidamente terminar a cozedura, colocando a forma toda no forno. Depois de virar a torta de cabeça para baixo, ela ficou surpresa ao descobrir o quanto os hóspedes do hotel apreciaram a sobremesa. Em uma versão alternativa da torta de origem, Stéphanie cozinhou uma torta de maçã caramelizada de cabeça para baixo por engano. Mesmo assim, serviu a seus convidados o prato incomum quente diretamente do forno e um clássico nasceu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário