conteúdo do http://www.delicias1001.com.br
Desde que me conheço por gente, filezinho suíno chama-se lombinho. Agora mudaram seu nome, embora o corte desta carne continue sendo o mesmo
Naturalmente, o lombo e lombinho (que 'nascem' lado a lado) são cortes de fibras longas, macios e cobertos por uma capa de gordura que, retirada, faz com que o ressecamento seja inevitável. Portanto, ao comprar, escolha peças com a tal gordura 'colada', pois isso garantirá uma maior maciez e um sabor especial ao prato. Lembre-se de que toda gordura se derreterá durante o cozimento.
Portanto, se toda a culpa desta carne resultar em algo ressecado deve-se ao cozinheiro e não ao animal.
Caso o lombo/lombinho estejam limpinhos, sem gordura alguma, vale a pena utilizar óleo ou margarina como substituição.
Fiz assim:
Temperei os filezinhos com alho espremido, suco de limão (ou vinho branco), sal e pimenta do reino moída e deixei que descansasse por 1 hora ao menos.
Levei numa panela grande óleo e os filés inteiros (é claro), dourando todos seus lados, em fogo alto para selar a carne. Assim, garantirá a maciez, evitando a perda natural do suco da carne e permitindo uma suculência maior.
Feito isso, começamoscom um serviço de paciência: o cozimento.
Deixei uma panela com água fervente sobre o fogão, em fogo baixinho. Desta forma, conforme o caldo da panela secava, eu pingava água ao lado do filé, cozinhando-o aos poucos, sem pressa.
A água secava, eu pingava... fiz assim, até que espetei um garfo no lombinho e ele estava bem macio.
Servi com arroz à grega (receita AQUI) e farofa de linguiça (receita AQUI).
Uma delícia só!
Nenhum comentário:
Postar um comentário