domingo, 1 de junho de 2014

Empadão de Frango com Catupiry - cooking

http://www.catupiry.com.br/



Ingredientes:

 Massa:

. ¾ xícara (chá) de água morna (180ml). 1 colher (chá) de sal. 4 colheres (sopa) de óleo. 2 ovos. 2 colheres (sopa) de manteiga (40g). 1 colher (sopa) de fermento em pó. cerca de 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 450g)

Recheio:
. 3 colheres (sopa) de óleo. 1kg de frango, sem osso e sem pele, cortado em cubos (peito, sobrecoxa). 2 cebolas picadas. 3 dentes de alho amassados. 1 xícara (chá) de purê de tomate. 2 tabletes de caldo de galinhadissolvidos em. 1 xícara (chá) de água fervente (240ml). meia xícara (chá) de azeitona verde picada (80g). 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado. sal e molho de pimenta a gosto. 1 embalagem de Requeijão Catupiry (410g). gema para pincelar
  • Modo de Preparo:

    Massa:
    . Numa tigela, junte a água, o sal, o óleo, os ovos e a manteiga. Misture bem.. Aos poucos acrescente a farinha de trigo misturada com o fermento e sove bem até obter uma massa que não grude nas mãos. Se necessário vá acrescentando mais farinha aos poucos.. Deixe descansar por cerca de 2 horas.

    Recheio:

    . Aqueça o óleo e refogue os pedaços de frango em fogo alto, mexendo de vez em quando até ficarem ligeiramente dourados. Junte a cebola e o alho e continue refogando até dourarem levemente.. Adicione o purê de tomate e o caldo de galinha dissolvido. Misture.. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até o frango ficar bem macio (textura de desfiar). Se precisar junte mais água quente.. Retire a panela do fogo e o frango da panela. Desfie o frango em pedaços grandes com a ajuda de um garfo.. Volte o frango à panela e acrescente a azeitona e o cheiro verde. Tempere com molho de pimenta a gosto e sal se necessário. Espere esfriar.

    Montagem:
    . Com o auxílio de um rolo, abra ¾ da massa sobre uma superfície lisa enfarinha.. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma refratária (com cerca de 22cm e 7 cm de altura).. Recheie com metade do refogado de frango. Espalhe uma camada do Requeijão Catupiry sobre o recheio de frango e cubra com o restante do refogado.. Abra a massa restante com um rolo e cubra a torta, fechando bem as laterais (uma a massa da base com a massa da superfície).. Pincele a superfície com a gema e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 45 minutos ou até a torta ficar assada e dourada.

    Rendimento: 6 a 8 porçõesTempo de Preparo: 20 minutosTempo de Cozimento: 1 hora e 20 minutosTempo de Descanso da massa: 2 horas

    Dica: . A massa do empadão deve ser aberta fina (cerca de 0,3cm) para que não fique crua e massuda.

    Variação:. Acrescentar ao refogado de frango, batata, legumes, etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário