sexta-feira, 13 de junho de 2014

VIVA SANTO ANTONIO - SANTO CASAMENTEIRO! - DIA 13 DE JUNHO!

http://blog.cancaonova.com/




Antônio é o santo mais querido de Portugal. No dia 13 de junho fazem a maior festança por lá. E, como o povo português é muito alegre e criativo, deixaram a festa junina do santo muito colorida, cheia de enfeites, bandeirinhas, comidas típicas.
Aqui no Brasil Santo Antônio é muito querido também, porque os portugueses colonizaram o Brasil e trouxeram essa devoção para cá…
Agora… Ele é conhecido como Santo Antônio “de Pádua”, mas Pádua fica na Itália e não em Portugal… Ué??? E agora?
Antônio nasceu em Portugal mesmo e seu nome de batismo era Fernando. Gostava muito de estudar e com 15 anos entrou no convento agostiniano, onde foi ordenado padre.

Uns freizinhos de pé descalço vinham sempre pedir pão para os pobres na porta do convento, eram os franciscanos. Padre Fernando ficou amigo deles e quando soube que eles iam como missionários para o Marrocos, um lugar bem distante onde as pessoas não tinha ouvido falar de Jesus, também quis ser missionário e foi com eles. Se tornou um franciscano e, como era de costume entre os franciscanos, mudou o nome. Virou Antônio.
Estou te confundindo mais ainda? Pádua não fica no Marrocos. Eu sei. Já chego lá…
No Marrocos ele ficou doente e pegou um navio para voltar a Portugal, só que no meio da viagem uma tempestade terrível fez seu barco naufragar e frei Antônio foi parar numa praia da Itália. Conheceu São Francisco e escolheu  uma cidadezinha chamada Pádua para viver, acabou ficando por lá pelo resto da vida. Daí: Santo Antônio de Pádua!
Santo Antônio é conhecido no Brasil como “santo casamenteiro”, por um de seus milagres, na verdade esse santo foi fera mesmo na pregação da palavra de Deus: falava de um jeito simples que todos entendiam, até fez uma pregação para os peixes…

Nenhum comentário:

Postar um comentário