segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

10 IDEIAS GENIAIS PARA O JARDIM

 revistacasaejardim.globo.com/

Brincar com alturas de vasos, misturar texturas de materiais e até usar espelho para ampliar a visão do verde. O tédio passa longe dessas varandas e terraços com várias perspectivas. Vale copiar!


1. Apoio criativo
Para brincar com a altura e deixar o jasmim-estrela um pouco mais alto do que as outras espécies, a paisagista Claudia Muñoz, da Línea Paisagismo, apoiou o vaso sobre um banquinho de madeira.
2. Em um só lugar
O móvel de cumaru pintado de azul reúne a coleção de suculentas da moradora. Estreito, com 15 cm de largura, ele não atrapalha a circulação e mantém organizados os vasos de tamanhos e formatos variados.
  (Foto: Edu Castello)
3. Painel vivo 
O barulhinho de água tem tudo a ver com jardins, mas dá para fugir do óbvio e criar uma fonte diferente. Aqui, a paisagista Caterina Poli instalou a bica direto na parede e usou mudas de murta no lugar de um painel de madeira ou concreto. Na fonte, feita de alvenaria, nadam peixes e alfaces d’água.
4. Sem desculpas
Fica mais fácil deixar o jardim arrumado se as ferramentas estiverem à mão. Amarrados com fitas, a pá, o inço e o garfo de mão ficam dispostos em uma armação de ferro. Os ramos de lavanda deixam a solução ainda mais charmosa.
  (Foto: Edu Castello)
5. Canteiro especial 
canteiro de tijolos atende ao pedido da moradora, que queria uma horta no jardim. “Fazer uma caixa um pouco mais alta, com 40 cm de altura, facilita no manuseio dos temperos”, explica.
  (Foto: Edu Castello)
6. Vaso sobre vaso 
“Gosto de brincar com alturas diferentes, acho que dá um destaque legal. Às vezes a planta é linda, mas, ao ficar mais baixa do que as outras, ela acaba sumindo”, conta Claudia. Aqui, para dar esse efeito, ela usou um vaso de cabeça para baixo.
7. Emprestado da cozinha 
Objetos usados na cozinha – como bules, xícaras, jarras e bowls – ganham uma nova função na varanda e se transformam em vasos cheios de charme.
  (Foto: Edu Castello)
8. Sem repetição 
Vasos de formatos, tamanhos e texturas diferentes são recheados com espécies igualmente variadas. Para compor esse jardim, os paisagistas Sergio Menon e Caterina Poli usaram (a partir da esq.) penta, falsa-érica, lavanda, ametista e bela-emília, esta última disposta na caixa de madeira teca. Ao fundo, mais alta, uma jabuticabeira, e escalando a parede, as trepadeiras ipomeia (à esq.) e jasmim-dos-poetas (no canto, à dir.).
  (Foto: Edu Castello)
9. Coleção ao acaso 
Embaixo do pergolado, a moradora instalou uma estante de cumaru para guardar as orquídeas que ganhava de presente. “Todo mundo que visitava a casa, me trazia uma variedade. Quando me dei conta, já tinha formado uma coleção”, conta.
10. Solução para o terreno desnivelado 
Depois de nivelar o terreno, era preciso decidir o que fazer com a goiabeira, que ficava em uma parte mais alta. “Como não era possível transplantar a árvore, fizemos uma caixa de contenção de alvenaria, de 1,94 x 2,14 x 0,62 m, em volta, que acaba servindo como um banco”, conta Caterina Poli, da Grama e Flor Paisagismo.  (Foto: Edu Castello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário