domingo, 19 de janeiro de 2014

Coxinha de Frango com Catupiry - Cooking

Este é um conteúdo do blog www.panelaterapia.com


Daí que num dos meus devaneios gastronômicos me dei conta de que nunca fiz coxinha na vida! Fiz várias vezes bolinha de queijo, e como é uma receita muito semelhante, me senti preparada para botar a mão na massa rumo às minhas primeiras coxinhas. Posso ser sincera? AHAZEI!!! Ficaram incríveis!!!

Comecei pelo recheio:
- 500g de peito de frango (usei sem osso);
- 1 cebola cortada grosseiramente;
- 3 dentes de alho picados grosseiramente;
- 1 envelope de caldo de galinha em pó (pode ser tablete);
- 3 colheres (sopa) de shoyu;
- 2 colheres de molho de tomate (pronto);
- 1 colher (sopa) de mostarda;
- Pimenta do reino à gosto.

Coloque tudo isso na panela de pressão. Adicione água até cobrir o frango e leve para cozinhar. Após pegar pressão, deixe 20 minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.

Coe a água e reserve (usaremos na massa da coxinha). 
Desfie o frango. Essa quantidade dá para umas 200 coxinhas hahahaha.... Use o necessário, o restante você utiliza para outros pratos ou congela por até 3 meses.

Para não desperdiçar, eu peguei apenas 1 xícara do frango desfiado, misturei com 2 colheres (sopa) generosas de catupiry (o de verdade tá?) e 1 colher (sopa) de salsinha picada. Acertei o sal e polvilhei pimenta. Essa quantidade deu para rechear 15 coxinhas. Você pode preparar mais recheio conforme sua necessidade.


Agora a massa:
- 500ml do caldo do cozimento do frango;
- 50 gramas de manteiga sem sal;
- 1 colher (café) de sal;
- 250g de farinha de trigo.

Leve ao fogo o caldo do cozimento do frango (esse é o segredo), a manteiga e o sal. Quando ferver e a manteiga derreter completamente, abaixe o fogo e adicione a farinha de trigo. Com uma colher grande vá mexendo até desgrudar do fundo. 

* Vai engrossar na hora. Ficará meio empelotada, mas à medida em que você for mexendo vai ficando bem lisinha. O segredo é ir mexendo a massa em fogo bem baixo por bastante tempo, para ela cozinhar bem e não ficar com gosto de farinha crua. Quando você conseguir retirar um pedacinho dessa massa e fazer uma bolinha sem grudar nas mãos, está no ponto.

Vire a massa sobre uma superfície lisa, deixe esfriar. Não deixe a massa no mesmo lugar por muito tempo porque vai formar vapor embaixo dela e isso deixa a massa mole. Vá trocando de lugar. Quando estiver morna e der para manusear, sove por alguns minutos. Apenas misture a massa com as mãos para ela ficar bem lisinha. Faça bolinhas porque ajuda a padronizar, as coxinhas ficam do mesmo tamanho depois.

Abra a bolinha achatando-a na palma da mão, coloque uma bolinha de recheio no centro e vá dobrando a beirada da massa sobre ele para dar o formato.
Para quem não tem muita experiência na modelagem, achei um vídeo bem explicadinho (a pessoa é fera!), vejam:



Depois de todas as coxinhas modeladas, passe na água gelada e na farinha de rosca. Isso mesmo, nada de ovo. Só faço empanado assim e acho mais leve e sequinho.
Frite em óleo quente e bom apetite!!! Essa quantidade de massa faz de 40 a 50 coxinhas um pouco maiores que as miudinhas de festa.


Essa massa serve para bolinha de queijo, rissole, etc.
Congelei a massa para fazer um teste. Soube que se você deixar a massa esfriar completamente e enrolar em plástico filme, pode congelar por até 3 meses. Para descongelar é só deixar em temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário