Para a massa, bata no liquidificador (rende 5 discos):
1 ovo;
1 colher (sobremesa) de fermento em pó;
1 xícara de leite;
1 colher (sopa) de azeite;
1 colher (café) de sal;
1/4 de xícara de farinha de trigo integral;
1/4 xícara de aveia em flocos finos.
Para fazer os discos é necessário usar uma frigideira com o antiaderente perfeito, aí nem precisa untar, é só colocar uma concha de massa, espalhar girando a frigideira e virar a massa para dourar dos dois lados.
Recheio;
Para fazer os discos é necessário usar uma frigideira com o antiaderente perfeito, aí nem precisa untar, é só colocar uma concha de massa, espalhar girando a frigideira e virar a massa para dourar dos dois lados.
Recheio;
500g de patinho moído (peça para o açougueiro moer sempre na hora e se possível na sua frente);
1 tablete ou envelope de caldo de carne (quem preferir usar caldo caseiro, fique à vontade);
1 cebola picada;
3 dentes de alho picados;
1 cenoura sem casca picada em pedaços bem pequenos;
1 abobrinha picada (eu retiro a parte central das sementes porque ela é muito mole e a textura não me agrada);
2 colheres (sopa) de molho ou extrato de tomates (caseiro ou industrializado);
Sal e pimenta do reino (de acordo com o seu gosto);
Cheiro verde e ervas de sua preferência
Refogue a cebola em um pouco de azeite, junte o alho e em seguida a carne. Tempere com o caldo em pó. Quando a carne perder a cor vermelha e começar a ficar marrom junte a cenoura. Some 1/2 copo de água fervente e tampe a panela (mantenha em fogo baixo). Se a água secar, coloque um pouco mais até a cenoura ficar macia. Junte a abobrinha e um pouco mais de água fervente. Tampe novamente a panela até cozinhar a abobrinha. A abobrinha e a cenoura não podem ser colocadas juntas porque a cenoura demora mais para ficar cozida e derreteria a abobrinha.
Por fim, junte o molho ou extrato de tomates e tempere do seu jeito, acerte o sal, adicione pimenta do reino, cheiro verde ou ervas da sua preferência.
Servi a panqueca acompanhada de creme azedo ou sour cream, que você consegue misturando creme de ricota ou creme de leite fresco com algumas gotas de limão, sal e salsinha polvilhada. Eu curto o creme geladinho mesmo, mas pode servir com o molho da sua preferência.
Para fazer esse charme na amarração é só passar uma cebolinha na água fervente e depois na água fria que ela fica bem maleável.
receita e texto do Panelaterapia .com
Nenhum comentário:
Postar um comentário