segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Pão Caseiro de Massa Mole cooking

http://www.panelaterapia.com/




Muito obrigada querida leitora Fabíola que me mandou essa receita quando leu no blog que eu tinha preguiça de fazer pão caseiro hahahaha.
Esse pão foi um achado para mim! Primeiro porque rende só uma unidade, o que é perfeito aqui para minha micro família de dois, e depois porque não precisa sovar, nem esperar uma eternidade para assar. 


A textura dele é um pouco mais aerada, mais parecida com um bolo, mas ele fica fofinho e eu particularmente gosto bastante.

Ingredientes:
- 1 ovo em temperatura ambiente (se estiver na geladeira, retire 20 min. antes de começar a receita).
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina;
- 5 g  (ou 1/2 colher de sopa) de fermento biológico granulado seco, próprio para pães;
- 180 ml de leite;
- 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 1/2 colher (chá) de sal.

Aqueça o leite com a manteiga até que ela derreta, mas se ficar quente demais, espere esfriar para usar na receita. Tem que estar morno, se colocar muito quente estraga o fermento.
Junte todos os ingredientes secos. Faça uma cova no meio e acrescente o ovo e os líquidos. Misture tudo. Fica uma massa mole, feito as massas de bolo.

Coloque essa massa para descansar por 30 minutos. Eu costumo colocar um copo com uns 2 dedinhos de água por 1 minuto no micro-ondas. Aí retiro o copo d'água e coloco a massa dentro do micro-ondas. O calor e a umidade da água que foi aquecida ajuda a massa a crescer, ajuda principalmente em dias frios.



Depois de 30 minutos a massa vai dar uma leve crescida, mas bem pouco, é normal. Coloque em uma forma untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha. Uso a forma de bolo inglês, a minha mede 10 X 24cm. O ideal seria uma até um pouco menor porque ele fica um pão baixo.
Preaqueça o forno 180ºC por 5 a 10 minutinhos.

Coloque a massa para assar. O tempo vai variar conforme a marca do forno, mas em geral é de 30 a 45 minutos (fique de olho e só abra o forno após 30 minutos para o pão não murchar).


As fotos estão uma cáca né gentem? Sorry, eu só lembrei de fotografar  o pão pronto no dia seguinte quando já estava na metade. Mas a receita é tão simples que eu acho que deu para compreender bem e ter uma boa noção de como ele fica (espero!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário