sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

MICOSE NAS UNHAS DOS PÉS - Saúde


Não deixe de tratar as micoses nas unhas.

 

  Micose nas unhas dos pés deve ser tratada. Poooooooooooorrrrrrrrrrr quê? Porque transmite e todo mundo na casa pode pegar. Então, se alguém em casa tem, estimule o tratamento antes que você apareça com uma. O fungo vai ficar no banheiro, no chão da casa, nas toalhas… infelizmente, precisar tratar. O outro motivo é que a deformação da unha é progressiva. Vai ficando feia, engrossada e transmitindo para as outras. E raramente cura sozinha. E, por fim, porque é uma porta de entrada para outros organismos, como os da erisipela.


Consultar vai ser fundamental para orientação e acompanhamento. Colher aquele raspado e mandar para cultura (que demora uns 45 dias) somente quando há dúvida no diagnóstico, porque o tratamento É O MESMO, independentemente do tipo de micose. Então, fazemos o exame quando a dúvida é: “isso é uma micose ou não?”

O esmalte para micose sozinho resolve se a micose estiver até, no máximo, 2/3 da unha afetada. Até esta extensão, é possível você obter cura somente com a aplicação do esmalte. Quando mais de 2/3 da unha estão atingidos pelo fungo, tomar medicação oral é imprescindível.

Acompanhar com podólogo é essencial. A cada 15 dias, esse profissional vai cuidar de sua unha de forma muito positiva para o tratamento. O podólogo corta, afina o espessamento causado pelo fungo, remove aquela massa branca por debaixo e aplica a medicação, que vai penetrar melhor numa unha preparada por eles.

Aqui na Clínica, associamos o laser para acelerar o resultado. Depois de fazer tudo isso, o laser é aplicado numa caneta sobre a unha doente. Não há dor, nem vermelhidão, nem nenhum incômodo. O objetivo da luz é ajudar a matar o fungo, que todos sabem, é muito resistente. O laser sozinho não vai resolver, infelizmente. Ele faz parte do tratamento e acelera o processo de cura, aumentando a chance de você ficar livre do problema. Estou associando agora um segundo laser, que acelera o crescimento da unha. Assim, aliamos um tratamento para matar o fungo com outro para acelerar a troca da unha.

E sempre que tratar uma micose, é preciso ir até o fim. Você tem que ver a unha bonitinha, sem nada, nada de micose. Alcançado esse ponto, é preciso manter o esmalte por mais 4 a 6 meses de forma preventiva, para a micose não voltar. Se você não tiver essa cautela, a micose se instala toda novamente.

Uma coisa diferente é o aspecto esverdeado que pode aparecer. De repente, de um dia para o outro, aparece um esverdeado intenso sob a unha, parecendo mofado. Isso não é pela micose. É por contaminação bacteriana da área úmida sob a unha. Basta pingar uma gota de vinagre (de cozinha) duas vezes ao dia que em 2 a 3 dias a cor volta ao normal.
O tratamento com laser fica em torno de 700 reais, todas as aplicações, que fazemos quinzenalmente. E pode ser feito também para as micoses nas unhas das mãos, que são um pouco mais fáceis de tratar, em geral.

2 comentários: