sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Manual dá dicas de como fazer uma festa em casa !

http://blogs.estadao.com.br/

Por Renata Mesquita
Especial para o Estado
A menos que você seja o dono de um bufê ou um cozinheiro profissional, é provável que tenha um monte de dúvidas na hora de organizar suas festas. Por mais acostumado que você esteja, nem sempre é fácil acertar na quantidade de comida e bebida – ou saber a hora de começar a gelar o vinho branco e o momento exato de cozinhar a massa e aquecer a carne. Para resolver suas dúvidas, o Paladar ouviu diversos especialistas e preparou um manual com tudo o que você precisa saber e não teria para quem perguntar.
Não é uma ciência exata e tudo depende do estilo da festa, do perfil dos seus convidados e, é claro, do seu bolso. Portanto, a primeira regra é o bom senso. A quantidade de cerveja que você precisa gelar para um churrasco após o jogo de futebol é bem diferente da que precisará para o happy hour com as amigas. Se o espumante for servido a noite toda ou só para o brinde, a quantidade muda muito. E, se for servir várias bebidas, a conta também muda.
Rosbife para 20? A massa é o prato principal ou o único? É mais fácil estimar a quantidade de um prato só do que de três ou quatro na mesma mesa. Vai fazer um churrasco? Paladar pode te ajudar.
Mas antes de ler o manual não custa lembrar que o momento não está para desperdício – nada mais sem sentido do que jogar comida fora nos dias de hoje. Outra coisa importante: foi-se o tempo da ostentação. Festa boa é aquela que deixa felizes os convidados e os donos da casa, na mesma medida.
Ilustração: Carlinhos Müller/Estadão
Esta é uma compilação de dicas de diferentes fontes – edições anteriores do Paladar, livros, experiência própria (temos alguma!) e sugestões de especialistas: entrevistamos os banqueteiros Nina Horta, Charlô Whately, Toninho Mariutti e Neka Menna Barreto, a autora do livro Receber Sem Stress, Monica Varella, e o especialista em churrasco Dárcio Lazzarini.
Mas é o seguinte: ele não deve ser seguido cegamente. É para ser usado como um guia, um ponto de partida para seus cálculos. Não se esqueça de que quem conhece seus convidados e sabe o quanto eles comem e bebem é você.
CALCULADORA DO PALADAR - saiba como calcular quantidades de:
+ Comida
+ Sobremesa
+ Bebida
+ Gelo
+ Churrasco
Dicas dos especialistas:
NINA HORTA
- Parece óbvio, mas é bom lembrar: não convide mais pessoas do que a sua casa comporta.
- É muito importante investir na variedade e no colorido da mesa de jantar, para atrair os olhos dos convidados.
NEKA MENNA BARRETO
- A anfitriã tem de saber respeitar seus limites para conseguir aproveitar a festa.
- Esteja atento à temperatura do ambiente e, para perfumar a casa, queime um alecrim ou esquente água e canela numa panela.
MÔNICA VARELLA
- Antecipe ao máximo as preparações. Não se arrisque com receitas novas.
- Evite fazer pratos que precisem ser desenformados.
- Valorize receitas que podem ser preparadas com antecedência.
- O que não pode faltar em qualquer comemoração é o espumante.
TONINHO MARIUTTI
- Na época de festas, não vale investir muito nos aperitivos, as pessoas costumam ir a mais de um jantar na mesma noite. No máximo, monte uma mesa com torradas, nuts e patês.
ANDREA FASANO E PATRICIA FILARDI
- Invista na apresentação e aproveite o momento. Nada mais chato do que um anfitrião tenso.
- Você não precisa usar ingredientes caros. Produtos simples podem ser apresentados de maneira charmosa e elegante.
- Um menu variado agrada a maior parte dos convidados.
AH, E TEM A DICA DA EQUIPE DO PALADAR
- Para economizar nos copos e deixar a festa mais descontraída, marque as taças, amarre fitinhas ou use canetas (que saem com água), para que cada convidado guarde o copo até o fim da festa

Nenhum comentário:

Postar um comentário