sexta-feira, 3 de julho de 2015

Quadrado de Creme e Coco - cooking




Eu nem sabia que nome dar para essa receita porque fui inventando com o que eu tinha em casa. Depois que ela "nasceu" foi que eu batizei assim porque não se enquadrava em nada que eu havia feito antes. Não era um pavê porque a consistência era mais firme, não era um bolo porque eu fiz numa travessa, então virou quadrado de creme e coco. Mas tirando esse pequeno obstáculo do nome, devo dizer que ficou sensacional!!!! 

Eu comecei pela base que é um pão-de-ló. Já assei na própria travessa de vidro que montei a sobremesa. Usei uma quadrada e pequena daquelas tipo "marinex".  Tamanho 22cm X 22cm.

Receita do Pão-de-ló Fácil:
3 ovos;
3 colheres (sopa) de farinha de trigo;
3 colheres (sopa) de açúcar;
1/2 colher (sopa) de fermento em pó.
Preaqueça o forno em 180ºC.
Bata as claras em neve, adicione as gemas e bater até clarear. Retire da batedeira, acrescente a farinha, o açúcar e o fermento aos poucos e mexa até incorporar tudo. Unte e enfarinhe uma assadeira ou travessa de vidro e coloque a massa. Leve ao forno por cerca de 15 a 25 minutos (dependendo da potência do seu forno). Quando a superfície estiver dourada (mas não marrom escura) retire e reserve.


Receita do Creme de Confeiteiro (a minha moda ok?):
2 gemas
3 colheres (sopa) de amido de milho
300 ml de leite
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou margarina 
2 colheres (café) de essência de baunilha

Misture as gemas (de preferência sem a pelinha) com o amido de milho e um pouco do leite (só para ajudar a dissolver o amido). Misture bem e reserve. Um fouet (batedor de arame) ajuda muito nesta etapa.
Leve ao fogo o restante do leite, o açúcar e a manteiga. Quando levantar fervura desligue e junte a mistura de gemas, mexa bem. Agora acenda novamente o fogo baixo e mexa até engrossar. Fora do fogo acrescente a baunilha. Deixe esfriar (geladeira ou freezer) só até chegar em temperatura ambiente.


Montagem:
Sobre o pão-de-ló espalhe uma camada de doce de leite. Usei um mais molinho e fiz uma camada fina que penetrou um pouco na massa. Em cima do doce de leite espalhe o creme de confeiteiro. Por cima polvilhe coco ralado (usei coco fresco triturado no processador).
* Por cima de tudo ainda polvilhei uns cristais de chocolate amargo com baunilha que comprei na Argentina, mas isso é só decoração, nem muda o gosto. 

Leve para gelar por 2 horas. Fica suave e muito delicioso! Dá vontade de comer a travessa toda!




Nenhum comentário:

Postar um comentário