terça-feira, 9 de outubro de 2012

Petit Gateau Fácil - COOKING

Este é um conteúdo do blog www.panelaterapia.com

Quando a vi a tia Ana Maria, minha sócia hahaha, fazendo essa receita eu não botei muita fé, mas, minhas colegas de trabalho, confesso que quebrei a cara! O bolinho não só é delicioso como é muito mais simples de fazer do que a receita tradicional que leva chocolate em barra. Chega junto:

Ingredientes (para 8 unidades - eu fiz meia receita):
- 100g de açúcar
- 110g leite em pó
- 120g chocolate em pó (usei o Dois Frades da Nestlé)
- 4 ovos

É só  misturar tudo. O ideal é peneirar os ingredientes secos para não ficar com gruminhos.



Unte as forminhas com manteiga ou margarina sem sal e polvilhe com chocolate em pó. É importante que toda a forminha esteja bem coberta com manteiga e chocolate, como na foto abaixo. 
As forminhas de petit gateau são mais fundinhas que as de empada, já tentei fazer com essas (de empada), mas, por serem rasas o meio do bolinho não fica cremoso como deve.



Divida a massa nas forminhas sem encher até em cima, pois ela irá crescer no forno e poderá derramar.

Leve para assar em forno preaquecido em 200º por 11 minutos. Eu segui à risca essa orientação de tempo e temperatura e deu super certo. Eles saem do forno lindos assim:


Aguarde 5 minutos para desenformá-los. Dá a impressão de que eles não vão sair da forma porque ficam meio molinhos, mas com uma faquinha e um pouco de cuidado dá para desenformar sem grandes dificuldades. Se você não tem forminhas de petit gateau, faça em ramequins ou pequenos refratários que possam ir ao forno e sirvam como um suflês, vai fazer sucesso do mesmo jeito.
Sirva com sorvete de creme que fica MUITO bom!!! Contem depois o que acharam, combinado?

2 comentários:

  1. Ah Faty! Queria tanto um desses para o meu café da tarde...
    Primeiro preciso comprar as forminhas, não tenho nenhuma para substituir.
    Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar OS DOZE ZUMBIS & A CADELA BRAMA no http://jefhcardoso.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Faty, menina que delicia esses bolinhos. Tenha uma pergunta não vai fermento? Vou fazer, a tempo quero aprender a fazer essa receita.
    Está muito fácil. Assim faço todo dia, maravilhosa essa dica.
    Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir