quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Alimentação -13 coisas que você, provavelmente, guarda errado

http://dicass.org/

Comida estragada rolando na geladeira, frutas mofando na fruteira, produtos mais que vencidos no armário. Quem nunca?
tumblr_m7ukafIoTr1r06mxro1_500

Comprar a quantidade certa para “UM” não é nem um pouco fácil, além disso, por mais que siga as dicas do SOS Solteiros, nem sempre lembramos como armazenar as coisas certinho. Por isso, nossos parceiros do Viva Decora, fizeram uma compilação das melhores, que podem te ajudar a evitar o desperdício em casa.  Seu bolso e o planeta agradecem.

Queijo

guardar-queijo-800x300
Embrulhe em papel vegetal e guarde em um saco plástico, na parte menos fria da geladeira (gaveta de legumes, por exemplo).

Pão

guardar-pao-com-aipo-800x229
Coloque um pedaço limpo e seco de aipo fresco dentro do pacote de pão. Conserve em temperatura ambiente. Vai durar bem mais.

Cebola

WHqWD
Deixe-as fora da geladeira. Coloque uma unidade de cada vez dentro de uma meia-calça e dê um nó entre os espaços, pode amarrar também com barbante, fita adesiva (ou o que achar). Pendure em um local seco e longe de luz direta. Assim, elas chegam a durar meses.

Ervas

congelar ervas
Coloque as ervas lavadas e secas em uma forma para gelo, complete com azeite ou manteiga derretida sem sal e congele. Depois de congelado, retire das formas e coloque dentro de plásticos próprios para armazenar alimentos congelados. É um excelente tempero natural para comida, sua saúde merece.

Folhas verdes

Cum-sa-pastrezi-salata-verde-proaspata-1
Seque as folhas o máximo possível e coloque uma folha de papel toalha no fundo da vasilha, guarde a geladeira. Use um recipiente com tampa, ou coloque plástico filme.

Bananas

como_conservar_banana_por_mais_tempo1
Mantenha as bananas no cacho, fora da geladeira. Use um pedação de plástico filme do tamanho da palma da mão para embrulhar o talo do cacho. Assim, elas durarão, aproximadamente, uma semana a mais do que o habitual. Mais dicas pra controlar o amadurecimento da banana, aqui.

Morangos

morango vinagre solucao
Inverno chegando, hora de comprar essas delícias! Prepare as frutas para o armazenamento, usando uma solução de vinagre e água.  Misture 5 colheres de sopa de vinagre branco (ou maçã) com  5 xícaras de água. Mergulhe os morangos e deixe de molho durante 5 minutos. Depois lave as frutas em água corrente e guarde na geladeira. Assim, eles chegam a durar duas uma semanas.

Gengibre

Store-ginger-in-freezer
Guarde no congelador para não escurecer e assim, durar bem mais.

Cogumelos

HPIM3528
Mantenha em sacos de papel, dentro ou fora da geladeira.

Ovos

ovos na geladeira
Podem ser guardados na geladeira, mas nunca na porta, para evitar o risco de Salmonela.

Latas

latas geladeira
Nunca guarde sobras de alimentos na própria lata (aberta), dentro da geladeira. Passe para um recipiente adequado e, sempre que possível, enxague o alimento para retirar os conservantes. Falamos tudo sobre isso, aqui.

Grãos e cereais

jar14-940-wplok
Fora da geladeira.  Guarde em recipientes de vidro, bem tampados, em local seco e fresco, até o prazo de validade.

Oleaginosas

guardar nozes amendoas
Guarde na geladeira, de preferência em recipientes de vidro escuro, bem tampado, mas pode colocar em saquinhos plásticos também. Mas nesse segundo caso, assim como se o vidro for transparente, é melhor embrulhar as oleaginosas em papel alumínio. No caso das nozes, se tiverem na casca, faça como os grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário