sábado, 1 de setembro de 2012

Summer Pudding - cooking



Summer Pudding, ou Pudim de Verão, sobremesa típica inglesa: foi essa delícia que minha cunhada levou para degustarmos na última reunião de primas da família. Ela aprendeu num curso que participou na 'Escola Wilma Kövesi de Cozinha', em SP, ministrado por Carlos Siffert.
Não pude deixar de pedir a ela a receita e aqui transcrevo os detalhes do como preparar essa tradicional iguaria, que veio diretamente da Inglaterra.

Para 6 pessoas:
Misturar 1 kg de frutas vermelhas frescas (morangos, framboesas, blueberries, amoras...) com 200g de açúcar e deixar descansar por no mínimo 30 minutos para que soltem bastante líquido.
Escorrer o caldo numa panela e levar ferver. Quando abrir fervura, juntar as frutas e deixar abrir fervura novamente, sem mexer. Apagar o fogo e deixar esfriar.
Enquanto isso, bater 300ml de creme de leite fresco gelado com 100g de açúcar.
Forrar o fundo de uma tigela com filme plástico e em seguida acomodar fatias de bolo pão-de-ló no fundo e nas laterais, formando uma camada bem justa, sem espaços. As fatias não podem ser muito finas, senão a sobremesa desmonta.
Reservar 1/4 xícara das frutas para a decoração final. Colocar as restantes dentro da tigela forrada com bolo, completar com um pouco do creme de leite batido. Jogar a calda por sobre o bolo, com delicadeza. Cobrir com uma outra rodela de pão-de-ló.
Fechar bem com filme plástico, apertando firmemente. Levar à geladeira com um peso por cima, talvez um prato um pouco menor que a tigela, para que fique pressionado.
Refrigerar por 6-8 horas ou por 1 noite.
No momento de servir, desenformar com cuidado e decorar com as frutas reservadas.
Servir gelado com chantilly, ou com sorvete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário