quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fogaccia, a original - COOKING


Há algum tempo pensava em preparar uma autêntica fogaccia italiana, sem cobertura alguma além de apenas muito azeite, sal e alecrim.
E após pesquisas em livros de minha 'biblioteca gastronômica', escolhi esta receita que foi aprovadíssima. Diretamente do "Chefs, Segredos e Receitas" (página 473), com algumas adaptações, é claro. Afinal, não posso deixar de dar meu pitaco.
Alguns truques (desvendados) fecham a história...



Comecei o preparo misturando 2 tabletes de fermento para pão com 1/2 colher de açúcar para desmanchá-lo. Então juntei 200ml de água morna, 1 colher (sopa) de azeite, sal e 250g de farinha de trigo. Misturei bem até obter uma massa bem macia, mas ainda pegando nas mãos. Conforme ia amassando, untava minhas mãos com azeite para não grudar e fazendo com que ele de fosse absorvido pela massa.
Deixei descansar dentro de um saquinho plástico até dobrar de volume (veja as imagens).
Abri numa assadeira untada com azeite, abrindo a massa com as mãos sempre. Ela encolhe, mas até aí tudo bem. Cobri com um plástico, esperei por 30 minutos e estiquei novamente puxando pelas bordas.
Respinguei um pouco de água, sal marinho e azeite por cima e esfreguei tudo junto sobre a superfície.
Ondulei com as pontas dos dedos com delicadeza para que as bolhas de ar não estourassem.
Polvilhei com alecrim e assei no forno 200ºC.


Um comentário:

  1. Bom dia e ai muito frio?
    Ontem estava pensando em fazer uma, a massa tem que ficar meio mole ou não ? Adorei essa receita vou fazer. Ficou muito bonita e deve estar deliciosa. Pão é minha perdição.
    Tenha uma ótima quinta.

    ResponderExcluir