domingo, 13 de outubro de 2013

Arroz para Sushi - cooking

Este é um conteúdo do blog www.panelaterapia.com


Hoje começa o primeiro capítulo da minha aventura pelo universo da comida japa homemade!
Há coisa de 5 anos atrás eu tentei fazer Sushi em casa e foi um desastre total! O tempero do arroz ficou muito forte e eu não dei conta de cortar o salmão em filetes como deveria. Só que naquela época não tinha quase nada na internet sobre o assunto e eu achei que na "raça" o trem ia sair, mas não saiu, aliás, saiu uma bela boixxxta!

Aí que o tempo passou e eu resolvi tentar novamente. Fiquei deslumbrada com o conteúdo que encontrei em sites, blogs e vídeos. Comprei o básico e lá fui eu novamente fazer o arroz para ensaiar meus sushis. E deu certo colegues!!!!

O arroz japonês usado nos sushis é regado com um tempero que na minha opinião é o segredo do sucesso. É a primeira coisa a ser preparada quando você quer fazer sushi em casa.
Eu segui a receita do tempero que encontrei aqui (aliás, site MARAAA). Fiz igual mas usei  "tempero pronto para sushi Tozan" no lugar do vinagre e não usei o sake.

Deixei o tempero esfriar enquanto preparava o arroz. Usei um da marca Tio João, que foi o que eu encontrei no supermercado. Fiz o arroz conforme as instruções da embalagem e achei que ficou ótimo!!! As instruções são as seguintes:

Tirei o arroz da panela ainda quente, espalhei em um recipiente plástico e reguei de maneira uniforme com o tempero. Como fiz apenas 1 copo de arroz, usei 1/4 de copo do tempero (o restante você pode guardar por até 1 mês fora da geladeira em recipiente tampado) e com a ajuda de uma espátula de silicone (porque não tenho aquela própria de bambu) fui fazendo movimentos e abanando conforme ensinado aqui:


No final, depois de mexer e abanar por uns 15 minutos, meu arroz ficou bem saboroso e no ponto certo. O ideal é fazer e usar o arroz no mesmo dia porque ele fermenta e o sabor vai ficando muito forte. O meu eu fiz no meio da tarde para usar de noite, por isso deixei em temperatura ambiente coberto com um guardanapo limpo e úmido.

No próximo capítulo da minha novela da comida japa (amanhã) eu mostro como cortei o salmão e como se modela alguns tipos de Sushi. Mentalize numa pessoa empolgada se achando a Sushiwoman! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário