1 ½ xícara de arroz arbóreo
1 cebola média ralada
2 colheres (sopa) manteiga
500g de camarão médio limpo e sem casca
2 dentes de alho picadinhos
½ pimentão vermelho sem sementes cortado em tiras finas
2 tomates sem sementes cortados em cubos
azeite de oliva extra virgem (quanto baste)
½ taça de vinho branco seco
½ vidro de leite de coco
1 litro de caldo de camarão (eu facilitei e usei 3 cubos de caldo de camarão ou peixe em 1 litro de água fervente)
MODO DE FAZER:
- Numa frigideira, aqueça o alho com um pouco de azeite e refogue o camarão. Assim que ele ficar rosado, menos que 5 minutos, desligue o fogo e reserve.
- Aqueça o caldo.
- Em uma outra panela grande aqueça a adicione a cebola e refogue. A partir daí você não deve se afastar da panela.
- Aumente o fogo e adicione o arroz, mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar a manteiga.
- Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco e continue mexendo.
- Assim que o vinho for absorvido pelo arroz e começar a secar, acrescente uma concha do caldo quente. Não pare de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude.
- Vá acrescentando mais conchas de caldo, uma a uma, na medida que a água for secando. Mexendo sempre. Até se esgotar todo o caldo de camarão da panela.
- Acrescente o leite de coco, o pimentão e o tomate. Continue mexendo e experimentando para ver o ponto do grão, que deve ser al dente. Se depois do leite de coco, precisar acrescentar mais caldo, pode adicionar, até o grão ficar no ponto ideal.
- Quando já estiver quase pronto, acrescente o camarão.
- Mexa e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Lembre-se que o caldo já tem sal. Cuidado para não salgar demais.
- Desligue o fogo e acrescente uma colher de manteiga, que deverá estar bem gelada. Misture delicadamente, isso ajudará o seu risotto a ficar com um brilho bonito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário