domingo, 17 de março de 2013

Maxi colete sem costura (e com molde)

  conteúdo do site ...http://euquefacotudo.blogspot.com.br
e
http://theseams.blogspot.com.br


Este é o DIY mais fácil que nunca! Um muito divertido e simples projeto wrap-lenço virou-DIY que leva menos de um minuto a criar e exige apenas um pedaço de tecido! 
materiais: tesoura, fita métrica e um metro quadrado de tecido (de preferência, uma camisa de tecido ou outro que não desata facilmente).





Passo 1: Dobre o tecido ao meio, da esquerda para a direita.


Passo 2: Com a fita métrica medir, de seis polegadas e seis centímetros para baixo ao longo do lado dobrado. Em seguida, corte uma fenda vertical oito polegadas.

Passo 3: Abra o tecido e não deve haver duas aberturas para os braços para atravessar.


-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

                conteúdo do site ...http://euquefacotudo.blogspot.com.br

Maxi-colete: frente  Maxi-colete: costas

tutorial original veio do blog Behind The Seams – lá ela sugere o uso de um tecido quadrado. Mas meu era retalho retangular, então não tinha muito o que fazer além de adaptar o que tinha em mãos, certo? O PAP é bem simples – basta cortar os buracos por onde passam os braços e pronto! O segredo está no styling, em arrumar uma maneira transadinha de usar a peça. Para isso recomendo ver o post original, a menina tirou fotos com várias sugestões de uso. Vale também ver as ideias das experts stylists como a Cris e a Fê da Oficina de Estilo .
As dicas que eu posso dar para vocês são sobre as medidas. Vamos lá, fiz até um “molde” da minha versão do colete. Também ajuda, né?
Colete aberto  Molde de maxi-colete
Olhem aí o colete aberto no sofá: é só isso mesmo, um quadrado (ou retângulo) com dois buracos. Ao lado o molde com as minhas medidas. Eu sou baixinha (1,63m) e tenho costas largas. Então recomendo que vocês adaptem para as medidas do seu corpo!
Medida das costas  Medida do comprimento
Foto da esquerda: Essa é a medida mais importante, a das costas. Fiz como a receita original sugeriu. Dobrei o tecido ao meio para cortar os buracos ao mesmo tempo. A minha medida do topo da manga até a dobra foi de 21 cm, ou seja, 42 cm de costas.
Foto da direita: Essa é a medida do comprimento. Ou seja, da ponta da cava até a “barra”. Esse comprimento vai ficar mais visível nas costas – até onde você quer que o colete vá?
'Medida  Medida do caimento
Foto da esquerda: Chamei essa parte de “medida da gola”, aquele pedaço que vai ficar dobrado atrás do pescoço e dos ombros. Se for pequeno, vai ficar como se fosse uma alça fina. Quanto maior, mais vai dobrar.
Foto da direita: E por último, essa é a medida do “caimento”. Quanto mais sobrar aqui, mais tecido você terá para fazer aquele franzido na frente. Dá para cobrir, enrugar, usar com cinto. Esse excesso de tecido também é o que vai dar a cara de maxi-colete e deixar aquelas pontas penduradas na frente. Na minha medida, as pontas chegavam no joelho.
Momento arrependimento

Achei que as pontas estavam compridas e resolvi cortar 20 cm de tecido de cada lado do “caimento”. Ou seja, diferente do molde, meu colete agora tem 1,20m de largura. Não façam isso. Se der coceira, ouçam o conselho da minha mãe, que é de alinhavar primeiro pra ver como fica antes de cortar. Mas eu não ouvi e resolvi ser corajosa e cortar “a olho”. Agora já foi :-(
Mas vamos terminar o post em alto-astral. É um projeto legal e super ´usável´agora na meia estação. Procurem o tecido certo, tirem as medidas e com uma tesoura vocês resolvem tudo! Mãos a obra .

Nenhum comentário:

Postar um comentário