quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Tapioca Cremosa com Doce de Leite e Coco Queimado

Este é um conteúdo do blog www.panelaterapia.com



Tem duas coisas que eu sempre trago da Bahia: tapioca e farinha de mandioca. São dois produtos que tem uma qualidade incrível por lá. Adoro!!! Essa receita fica muito parecida com arroz doce, mas eu acho ainda mais gostosa!

A tapioca usada nesta receita é tapioca granulada, que aqui em Sorocaba eu só acho para comprar a da Yoki. Que fique bem claro que não se trata da massa para fazer aquela tapioca de frigideira, são coisas diferentes. Essa é tipo um sagu (mas não é a mesma coisa e nem a mesma textura). A da Yoki as bolinhas são maiores e às vezes fica meio borrachuda, mas é boa também. Essa que eu trouxe tem as bolinhas bem pequenas e por isso amolecem mais facilmente. Agora bora para a receita:

Coloque em um refratário:
- 2/3 de xícara de tapioca granulada;
- 1/2 xícara de coco úmido e adoçado ou coco fresco;
- 4 colheres sopa de açúcar ou adoçante culinário em pó.


Leve ao fogo até ferver:
- 400ml de leite
- 1 garrafinha (200ml) de leite de coco;
- 1 pedaço de casca de limão;
- 1 pau de canela;
- 5 cravos da índia.

Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe por 1 minuto. Coe a mistura e despeje sobre os ingredientes que você colocou no refratário. Misture bem, cubra com um pano de prato e deixe fora da geladeira até esfriar.
 A cada 15 minutos dê uma mexida na mistura para desfazer o "gruminhos" que podem se formar. Faça isso umas 3 vezes. Leve para gelar de um dia para o outro. O doce fica muito líquido no início mas depois de 12 horas a tapioca absorve os líquidos, incha e fica cremosa.
Na hora de servir coloque uma pelotinha de doce de leite e polvilhe coco queimado ou coco comum. Olha a maldade:



Nenhum comentário:

Postar um comentário