Este é um conteúdo do blog www.panelaterapia.com
Crostata é um disco fino e crocante que você quebra rusticamente e serve acompanhado de pastinhas, patês, até com Chilli de carne. Eu fiz a receita mais simples possível, da massa básica, mas vocês podem acrescentar os temperinhos e ervas que quiserem à ela.
Para fazer 4 a 6 discos (dependendo do diâmetro):
Para fazer 4 a 6 discos (dependendo do diâmetro):
- 60ml de água morna
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1/2 colher (café) de sal
- 1/2 colher (café) de fermento em pó (químico)
- Farinha até dar ponto (1 a 2 xícaras)
*Importante: Muita gente comete o erro de botar água muito quente nas receitas e acaba estragando o fermento. Água morna é quando você consegue ficar com o dedo dentro dela sem sentir incômodo.
Misture a água com o azeite, o sal e o fermento e vá adicionando a farinha aos poucos até desgrudar das mãos. Eu usei 1 xícara e mais 2 colheres (sopa) de farinha. Trabalhe a massa sobre uma superfície enfarinhada somente até ela ficar uniforme. Deixe descansar por 15 minutos coberta com um pano.
Corte em partes iguais e faça bolinhas para facilitar. Abra cada uma delas com o rolo formando um círculo. Se quiser deixar bem certinha, use algo no formato para fazer o corte, tipo uma tampa de pote plástico ou panela. Eu deixo com a borda rústica mesmo.
Quanto mais fina ficar, mais crocante ficará depois de assada.
Quanto mais fina ficar, mais crocante ficará depois de assada.
Em fogo médio doure cada um dos discos de ambos os lados, o ideal é que fique quase queimado, com manchas escurinhas. Quebre os discos em 4 ou mais partes. Sirva depois de fria que é quando a massa atinge seu ponto máximo de crocância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário