terça-feira, 18 de janeiro de 2011

VAMOS BAILAR UMA SALSA?! (MUSIC)



CÉLIA CRUZ

Úrsula Hilaria Celia Caridad Cruz Alfonso nasceu em (Havana, 21 de Outubro de 1925, e faleceu em Fort Lee, Nova Jersey dia 16 de Julho de 2003) foi uma cantora cubana.

Saiu de seu país em 1959, nunca mais retornando, em virtude do regime de Fidel Castro. Foi para o México, onde gravou com outros artistas como Tito Puente. Do México mudou-se para Nova York, onde passou a maior parte de sua vida e morou até o fim dela.
Foi a maior intérprete cubana, tendo recebido vinte discos de ouro e recebendo o título de "Rainha da Salsa".
Participou da novela mexicana, "El alma no tiene color" (1997), exibida no Brasil em 2001 pelo SBT com o título "A Alma não Tem Cor". Foi casada durante 41 anos, com o também cantor cubano Pedro Knight. Em 16 de julho de 2003, ela morreu de um tumor maligno no cérebro em sua casa em Fort Lee, Nova Jersey.
Depois de sua morte, seu corpo embalsamado, foi levado para Miami e Nova York, de tal maneira que todos puderam render homenagens.
Seu sepultamento reuniu mais de 150 mil pessoas em Miami e em New York. O mundo inteiro lhe rendeu homenagens. America Latina se rendeu aos seus pés e a comunidade artística mundial reconhecia a um de seus mais altos expoentes. O sepultamento de Nova York constituiu um dos maiores que essa cidade recorda, superando inclusive ao de Judy Garland em 1969.
Em Fevereiro de 2004 , seu último álbum, publicado depois de sua morte, ganhou um prêmio póstumo em os Premios Lo Nuestro como melhor álbum de salsa do ano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário