segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

"Entenda como as "Inocentes" Buchas de Banho podem prejudicar a sua saúde!"

http://www.saudecuriosa.com.br
Não resta dúvida de que as populares buchas vegetais proporcionam uma esfoliação completa da pele e um banho relaxante. O que muita gente não sabe é que, embora sejam um produto natural, elas são o abrigo perfeito para centenas de bactérias. E isso já foi até comprovado pela ciência. Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Microbiology mostrou que esse acessório de higiene tão usado pode abrigar e transmitir a bactéria Pseudomonas aeruginosa, que causa doenças em animais.
"As buchas são higiênicas inicialmente. É o modo como são conservadas que vai afetar sua longevidade", explica Esther Angert, professora do departamento de microbiologia da Universidade de Cornell.
Durante o banho as buchas retiram as células mortas da pele e boa parte delas acaba indo ralo abaixo junto com a água. O problema é que outras milhares de células acabam presas às fibras da bucha, constituindo o ambiente ideal para a proliferação bacteriana.
"O ambiente do chuveiro é úmido e com pouca circulação de ar, perfeito para bactérias", diz a professora. As bactérias consomem qualquer matéria orgânica – como as células de pele armazenadas na bucha.
Assim, cada vez que a bucha fica molhada e não seca corretamente, os organismos crescem mais. Logo, no banho seguinte, você estará espalhando a "sujeira" do banho anterior pelo seu corpo. E pior, se a bucha for usada por mais de uma pessoa, haverá troca de "sujeiras" e bactérias entre os usuários.
Mais do que nojenta, a situação pode ficar realmente séria se houver cortes ou feridas na pele, facilitando a entrada de germes e outras partículas no local ferido, o que pode ocasionar até mesmo infecções por estafilococos. Esse tipo de bactéria altamente resistente pode causar doenças como furúnculos, sepses da pele, endocardites e osteomelites.
Se mesmo sabendo de tudo isso, você prefere não abrir mão da boa e velha bucha de banho, há algumas medidas que podem reduzir o risco de ela se transformar em um depósito bacteriano.
  • Deixe a bucha secar, de preferência fora do ambiente úmido do chuveiro. O ideal é que a área do chuveiro tenha uma passagem de ar suficiente para que a bucha seque completamente entre um banho e outro. Para facilitar a secagem, mantenha a janela do banheiro e a porta do box sempre abertas. Se quiser ser ainda mais cuidadosa, ensaboe e enxague a bucha depois de tomar seu banho e então a pendure para secar.
  • Substitua sua bucha sempre que ela mudar de cor ou ficar com cheiro.
  • Coloque a bucha no micro-ondas. É crucial higienizar a bucha corretamente. "Pendure a bucha fora do chuveiro, diariamente, e de vez em quando coloque-a no microondas por 20 segundos enquanto estiver úmida, como é recomendado fazer com esponjas sintéticas. Cuidado! Não ponha a bucha no micro-ondas com qualquer coisa que possa derreter ou pegar fogo, e certifique-se de que ela está totalmente úmida. Não faça esse procedimento com buchas de plástico.
  • Outra opção para higienizar as buchas é mergulhá-las em água sanitária. Faça uma mistura de água com 5% de água sanitária e deixe a bucha mergulhada por algumas horas. Isso matará as bactérias. Depois enxague bem em água corrente e pendure a bucha para secar.
Mesmo com todas essas recomendações, a maioria dos dermatologistas desaconselha o uso de buchas de banho - sejam naturais ou artificiais.
Além disso, a higienização e esfoliação excessiva retira os óleos hidratantes naturais da pele, causando ressecamento, descamação e coceiras. Para uma boa higienização, aconselham os médicos, basta usar sabonete líquido comum e as próprias mãos, ou então esponjas suaves e descartáveis.
Fonte: Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário