http://www.panelaterapia.com
Peixe branco (qualquer filé) é mais delicado e perecível do que carne vermelha ou frango, então eu deixo temperado na geladeira no máximo de um dia para o outro. Não gosto de usar tempero forte, uso apenas limão, sal, pimenta do reino e um fiozinho de azeite.
Para grelhar os filés tudo vai depender do quão bom é o antiaderente da sua panela. Se for dos bons (tenho experimentado as panelas com revestimento cerâmico e estou amando) só um tiquinho de azeite espalhado com papel toalha kitchen basta. Se o antiaderente não for tão “fera” um pouco mais de azeite ou óleo será necessário.
Agora o truque: antes de grelhar o peixe, é necessário secá-lo com um papel toalha. Isso porque como ele estava temperado provavelmente soltou muito líquido e se você coloca-lo diretamente na frigideira, além de espirrar e emporcalhar seu fogão ele gruda com mais facilidade.
Aqueça a frigideira por alguns segundos, mas como o peixe é bem delicado não precisa estar saindo fumaça para você adiciona-lo.
Coloque os filés e abaixe o fogo (deixe entre médio e mínimo).
A proteína do peixe demora mais para formar aquela “casquinha” na base que está em contato com a frigideira então nada de ficar mexendo e virando o peixe. Espere desgrudar para virar. Use espátulas mais largas para essa tarefa.
Se você for grelhar mais de uma “leva” de peixes na mesma frigideira, novamente se o antiaderente for bacana, é só limpar aquela “borra” que se forma com o papel toalha Kitchen antes de colocar mais filés.
Como parte do tempero foi retirado quando o peixe foi seco com papel toalha, você pode acrescentar mais um pouco de sal depois de grelhado.
Peixe e saladinha é uma combinação TOP para o verão heim? Se joga!
*Esta postagem foi um oferecimento da Kitchen, marca de toalhas de papel parceira do blog e que me ajuda muito na rotina da cozinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário