Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Parafuso Barilla com Molho de Linguicinha Defumada e Manjericão e pãozinho de tapioca

Este é um conteúdo do blog www.panelaterapia.com



inal de semana se aproximando e tenho certeza que vai rolar macarronada de domingo em muitas cozinhas por aí! Mas, para mim, a macarronada é um dos pratos mais democráticos porque permite versões para todos os paladares e por isso pode fazer parte do cardápio do dia a dia. É só modificar o molho e você consegue agradar vegetarianos, crianças, gourmets, enfim, possibilidades mil!  

Hoje eu deixo esta sugestão de receita para dar uma variada nesse prato que é tão querido por todos nós! É uma receita muito barata, mas com ingredientes de ótima qualidade! 

Eu usei produtos da marca Italiana Barilla. Tenho certeza de que se vocês já usaram também aprovaram. Eu gosto tanto de macarrão que aqui em casa parece que todo dia é domingo! A nova massa com ovos da marca é feita no Brasil, bem nos moldes do nosso paladar - cozinha no ponto perfeito sem quebrar e sem grudar. A linha de molhos da Barilla eu também adorei e nesta receita usei o Tradicional de sachê.   


Ingredientes para 4 porções :
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 250g de linguiça defumada picada (usei a fininha);
- ½ cebola picada;
-  1 tomate se pele e sem semente picado;
- Folhas de manjericão à gosto;
- Sal e pimenta do reino à gosto;
- 1 sachê de molho tradicional Barilla;
- ½ pacote de macarrão parafuso Barilla;
- ½ xícara de queijo parmesão ralado.



Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente abundante.
Refogue a linguicinha com a cebola no azeite. Junte o tomate picado, sal e pimenta do reino. Mantenha no fogo até o tomate amolecer. Acrescente o sachê de molho e 2/3 de xícara de água, pois o molho da Barilla é bem encorpado e como ainda vai ao forno, precisamos deixá-lo mais ralo.  Junte as folhinhas de manjericão. 

Retire o macarrão do cozimento após o tempo indicado na embalagem. Misture ao molho e salpique queijo ralado por cima. Leve ao forno por alguns minutinhos apenas para derreter o queijo. Refeição rapidíssima e deliciosa!



Para conhecer a linha completa de produtos da Barilla acessem: http://www.barilla.com.br/

Esta postagem é um artigo patrocinado, mas, por sorte, a Barilla, maior fabricante de massas no mundo, é minha escolha real para o dia a dia.

Posted: 07 Nov 2013 05:21 AM PST

Eita que eu tô toda trabalhada numa tapioca esses dias! Vi a Ana Maria fazendo esse pãozinho e fiquei aguada para testar. Deu certo e ficou uma delícia!!! O texto abaixo é da receita original com pequenas observações minhas para facilitar. Quem quiser pode ainda ver o vídeo da receita dada no programa aqui.

Ingredientes:
1 ½ xícara (chá) de leite (360 ml)
¼ xícara (chá) de óleo (60 ml)
sal a gosto
¾ xícara (chá) de tapioca granulada (150 g)
1 ovo
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
½ xícara (chá) de polvilho doce (60 g)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)

Observações sobre ingredientes:
* O parmesão aparece 2 vezes na receita porque vai dentro da massa e depois as bolinhas também são passadas no queijo antes de assar. Mas para frente ficará claro.
* A tapioca granulada NÃO é a massa de tapioca que se usa para fazer aquela de frigideira, é a granulada, que parece sagu e no mercado fica junto das farinhas.

Mão na massa:
1 - Leve uma panela ao fogo médio com 1 ½ xícara (chá) de leite, ¼ xícara (chá) de óleo e sal a gosto e mexa até ferver. Reserve.

2 - Misture numa tigela ¾ xícara (chá) de tapioca granulada e o leite fervente da panela (feito acima) e deixe esfriar. Mexa a cada 5 minutos com o batedor de arame para ajudar a engrossar mais rápido.

3 - Depois da mistura fria, que virará uma espécie de goma, acrescente 1 ovo, ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado e ½ xícara (chá) de polvilho doce e misture bem. Com as mãos, pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e passe em 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (não passei no queijo, assei direto).

4 - Coloque as bolinhas numa assadeira untada com manteiga e leve ao forno médio pré- aquecido a 180ºC por +/- 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.



Observações sobre o preparo: a minha massa ficou mais mole do que a da Ana Maria. A tapioca não virou uma goma muito sólida. Mesmo assim adicionei os demais ingredientes e como a massa ficou mole, eu coloquei na assadeira aos montinhos com a ajuda de duas colheres. Ficou delicioso!
Congelei alguns. Coloquei em assadeira untada com óleo e levei ao freezer. Depois de congelados guardei em saquinhos. Para fazer, levei ao forno congelado mesmo e ficou igual ao feito na hora!


Nenhum comentário:

Postar um comentário