Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Tiramisù - um doce italiano! cooking

http://saboresdaitalia.com/


As origens do Tiramisù são muito incertas , pois cada região teria “inventado” esta deliciosa sobremesa. Por conta da popularidade do Tiramisù existe uma espécie de disputa entre as regiões da Toscana, Piemonte e Veneto.
Tiramisu Gialo ZaferranoA versão oficial coloca o nascimento do tiramisù , no século XVII , quando alguns confeiteiros de Siena decidiram fazer um doce especial para comemorar a chegada do grão-duque da Toscana, Cosimo de Medici.
O doce deveria refletir a personalidade do grão-duque, que era uma pessoa muito importante, simples e literalmente amava doces. Assim nasce o Tiramisù criado com ingredientes simples e muito saboroso, naquela época foi chamado de “zuppa del duca” em homenagem ao duque que levou com ele a receita para Florença sendo rapidamente difundida em toda aItália. Diz a lenda que este doce tornou-se a sobremesa preferida dos nobres que diziam que os ingredientes eram afrodisíacos e excitantes, daí o nome Tiramisù, que seria mais ou menos traduzido como “me puxa para fora” ou “saio de mim”.
Existe uma versão não oficial que diz que o Tiramisù foi inventado por um confeiteiro de Turim, que se encontra na região de Piemonte, para homenagear Camillo Benso , Conde de Cavour um dos responsáveis pela unificação da Itália.
A região de Veneto também tem a sua própria versão desta receita afirmando que este doce  teria sido inventado no restaurante “El Toula” situado em Treviso.
INGREDIENTES
6 ovos médios
120 grs de açúcar
500 grs de mascarpone
400 grs de biscoito champagne (conhecido na Itália como Savoiardi)
Café – para banhar o biscoito champagne (adoçar a gosto)
Cacau em pó
MODO DE FAZER:
Separe as gemas e adicione metade do açúcar (60 grs), bata na batedeira até obter um creme uniforme .tiramisu_seq1Adicione o mascarpone. Em outro recipiente bata as claras em neve, adicione pouco a pouco a outra metade do açúcar sempre batendo na batedeira. Depois das claras montadas em neve com o açúcar acrescente a mistura do mascarpone com as gemas. A mistura das claras com o creme deve ser feita com  uma colher em movimentos suaves de baixo para cima.tiramisu_seq2O tiramisù pode ser montado em formas pequenas ou uma tigela grande. Para iniciar a montagem coloque uma porção do creme no recipiente e posteriormente o biscoito champagne banhado no café. Atenção para não deixar o biscoito muito molhado.tiramisu_seq3Prepare as camadas de biscoito e creme, e para finalizar cobrir com cacau em pó.Se preferir para enfeitar pode se colocar lascas de chocolate meio amargo ou chocolate ao leite sobre o cacau em pó.tiramisu_seq4Leve a geladeira pelo menos por 5 horas para obter a consistência desejada do creme, assim estará pronto para ser servido.
Dica 1: Existem algumas variações dos ingredientes deste maravilhoso doce. Uma dica é ao invés de misturar o creme de ovos e mascarpone com as claras em neve, se pode substituir as claras por creme chantilly, ou seja, creme de leite fresco próprio para se fazer o creme chantilly. (Bater na batedeira o creme de leite até se transformar em chantilly e depois adicionar na própria batedeira o creme de ovos e mascarpone)
Dica 2: O mascarpone é um tipo de queijo italiano muito utilizado nas receitas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário