Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cuca tradicional - cooking



Tenho preparado várias cucas no blog: de maçãsde bananade frutasde framboesade banana e canela... Muitas, né? Clique em cada título para acessar e conhecer cada uma delas.
Desta vez trago uma receita de cuca sem sabor de alguma fruta em especial. Perfeita para ser saboreada acompanhada por geleias, esta cuca tem a massa mais firme e a farofa do topo é bem marcante, com açúcar mascavo e canela.
Se desejar, você poderá acrescentar a fruta de sua preferência logo acima da massa, assim como colocar fatias de goiabada ou colheradas de geleia. Fique à vontade para criar!

Fiz assim:
Misturei numa tigela 1 ovo grande, 3/4 de xícara de leite, gotas de baunilha, 2 xícaras de farinha de trigo e 1/2 xícara de açúcar refinado. Por último, mexa 1 colher (sobremesa) de fermento químico (para bolo). A massa fica bastante homogênea, precisando apenas ser mexida com uma colher grande.
Acomode a massa numa forma redonda com 25cm de diâmetro, untada e enfarinhada.
Nessa hora, você pode colocar o recheio que quiser, mas não há necessidade. Eu pulei essa fase, deixando a cuca com sabor mais neutro.
Por cima da massa, coloque a farofa crocante, preparada com 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar mascavo, 1 colher (sobremesa) de canela em pó e 100g de manteiga derretida.Mexa com as postas dos dedos, formando uma farofa bastante fofa. Espalhe por cima da massa (e do recheio).
Leve ao forno assar, em temperatura média 180C por 25-30 minutos.
Ao esfriar, desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário