Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Salada com molho de manjericão e Croûtons- COOKING


Comer salada no inverno é difícil demais. A gente quer mais é uma comidinha quente, daquelas que dão sensação de conforto e bem-estar. Mas todos sabemos que não tem como fugir do necessário. E, mesmo sabendo que parece um 'castigo', toda nutricionista orienta que ingerir folhas é sempre importante. Isso é ponto pacífico! Não tem como negar!
Então, por que não criar maneiras mais gostosas para cumprir esse 'mandamento'?
Este molho para saladas, preparado à base de manjericão, é sensacional. Tanto para o verão, quanto para o inverno. Para ele, não tem tempo ruim


Eu faço assim:
Bato no liquidificador umas 30 folhinhas de manjericão fresco (neste caso, vieram direto de minha horta!), 2 dentes de alho, 2 colheres de queijo parmesão ralado, 1 xícara de azeite (o que realmente faz toda diferença), umas 6 colheres de aceto balsâmico, sal e pimenta vermelha.
A consistência é de um creme bem denso, que vai saborizar qualquer salada verde que se preze.
Desta vez, preparei uma com folhas de alface americana e romana, tomates picados, 1 xícara de grão de bico cozido, croûtons e queijo parmesão ralado.

Dicas:1. Sempre cozinho 500g de grão de bico, para aproveito  do gás. Levo tudo coberto com água à panela de pressão por uns 20 minutos. Uso o que vou usar imediatamente e congelo o restante em saquinhos para outros usos, como este de hoje.
2. Preparei os croûtons com fatias da pão de forma integral, usando inclusive aquelas rebarbas do início e fim.


Croûtons




Eu faço assim:
Arrumo pedaços de pão de forma (integral ou não) e corto em cubinhos pequenos.
Tempero com azeite, pitada de sal e ervas (eu costumo usar manjericão ou orégano).
Acomodo numa assadeira e levo ao forno médio. Mexo de vez em quando para agregar bem os sabores.
Quando estão dourados e crocantes, é só tirar do forno e esperar esfriar bem para guardar num pote com tampa ou em saquinhos plásticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário